26 maio 2012

Pudim de Leite Henrique

Sábado lindo em São Paulo. O sol brilhando e o clima mais quentinho me inspiraram a mostrar para vocês uma sobremesa gelada e levinha. A receita deste sábado no Café com Linha é Pudim de Leite Henrique. Como vocês já sabem, tudo que faço eu batizo com nomes de pessoas ou lugares queridos. Este é uma homenagem ao Dr. Henrique Branco, meu sobrinho querido e veterinário de Lulli. Inclusive, vocês não podem perder o quadro do meu ídolo na rádio Trianon 740AM. Vai ao ar todas as quintas-feiras, a partir das 11h, no programa O melhor para a Melhor Idade, e ele dá dicas sobre cuidados que devemos ter com nossos animais de estimação. Esse meu talentoso sobrinho é doido pela sobremesa e acho que vocês também vão gostar.


O detalhe desse pudim que vou ensinar para vocês é que ele não é feito no forno. Usamos a panela de pressão. São só 3 minutinhos para ele ficar pronto. Gosto de fazer desse jeito, pois, na minha opinião, ele fica mais macio. Mas, quem preferir, pode preparar em banho maria no forno tradicional. Dá certo também, já que a receita é a mesma!

Ingredientes:


Pudim

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 vezes a mesma medida da lata de leite comum
  • 3 ovos
Calda
  • 1 xácara de açúcar

Preparo:


Calda
Para começar, coloque o açúcar em uma assadeira com furo no meio. Leve ao fogo baixo e vá virando para que o açúcar, conforme derrete, vai cobrindo todo o fundo e boa parte das laterais da forma. Depois, reserve.

Pudim
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje  na forma. Na panela de pressão, coloque três dedos de água e a assadeira. Leve ao fogo alto. Quando começar a ferver e a penela começar a chiar, baixe o fogo e deixe cozinhar por três minutos (Só três! Mais que isso o pudim fica duro!!!) Apague o fogo e só abra a panela depois de esfriar.  Leve o doce para a geladeira e, depois de bem gelado, pode tirar da forma.


Dica: a forma deve ser alta para evitar que a água, ao ferver na panela de pressão, caia dentro do pudim.

E assim encerro meus posts do Café com Linha desta semana. Aproveitem bastante a noite de sábado e o domingo. Nos falaremos na segunda-feira! Beijos da Tia Adarci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário