09 junho 2012

Quentão Renato

Olá, amores! Hoje, parece que a chuva resolveu nos dar uma trégua. Mas, mesmo assim, o friozinho continua! Como prometi ontem, a nossa receitinha é para esquentar a noite dos meus queridos leitores. Antes da delícia do dia, não posso deixar de agradecer o carinho de todos. Esta noite, ultrapassamos os 3 mil acessos! Estou muito contente e espero que continuem fazendo parte do Café com Linha! E agora é hora de mostrar para vocês o Quentão Renato...


Esse quentão eu aprendi a fazer de uma forma curiosa. Ano passado, fui convidada para um chá de cozinha. Era junho e também fazia muito frio. Quando eu cheguei lá, a noiva e sua tia haviam comprado todos os ingredientes para preparar a bebida. Só esqueceram de um detalhe: perguntar antes se a Tia Adarci realmente sabia fazer o quentão. Como eu não sabia, lembrei na hora do meu sobrinho Renato, que é muito bom com comidas e bebidas. Por telefone, ele foi me passando a receita e acompanhando o passo-a-passo. No final, ficou uma delícia e fez o maior sucesso no chá! Então, para que vocês não passem pelo mesmo aperto, aqui vai a receitinha:

Ingredientes:

500 ml de pinga
600 ml de água
1 limão e meio em rodelas
4 pedaços pequenos de gengibre
4 cravos
2 paus de canela
1 xícara e meia de açucar

Preparo:
Caramelize o açúcar em uma panela grande. Em seguida coloque o limão, o gengibre, o cravo e a canela e deixe por uns dois minutinhos. Coloque a água (lembrando que quanto menos água vocês colocar, mais forte o quentão fica) e apague o fogo. Coloque a pinga, torne a acender o fogo e deixe ferver por mais ou menos 20 minutos. Aí, é só saborear!!!
E como este mês é tempo de Festa Junina, nos próximos sábados vou ensiná-los a preparar receitinhas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro! Um bom fim de semana a todos e espero vocês na segunda! Beijos, beijos e beijos!


2 comentários:

  1. Oi Tia.... obrigado pela lembrança. Claro que se teria que ter uma receita em minha homenagem, essa não poderia deixar de ter "cachaça" na composição. Nem vou mostrar para a Monica, senão toca ela querer que eu faça quentão para esquentar essa noite. Adorei ser lembrado. Beijos e Te amo!!!! Renato

    ResponderExcluir